5 ferramentas de marketing digital que toda empresa deve conhecer

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5 ferramentas de marketing digital que toda empresa deve conhecer

Medir, testar, comparar e até stalkear. As infinitas possibilidades criadas pelo marketing digital fomentaram uma indústria pesada de criação de ferramentas com as mais diversas funções.

 

Os objetivos são bem claros: aumentar a produtividade e agilidade, garantir retorno dos investimentos, dar maior visibilidade às campanhas, gerar análise de dados e melhorar a efetividade das ações realizadas.

 

Como eu disse ali no começo, a quantidade de ferramentas é praticamente infinita. Selecionamos 5 que acreditamos serem ótimas aliadas para sua estratégia de marketing digital.

 

Vamos a elas.

 

Five Seconds Test

 

Testar, testar, testar e, quando você achar que já está bom, teste novamente. Um dos maiores erros do marketing digital é tirar conclusões próprias e fazer inferências sobre o comportamento dos usuários.

 

 

O Five Senconds Test é uma ferramenta incrível que permite realizar cinco tipos diferentes de teste:

 

1 – Teste de Clique – Proponha uma tarefa e descubra onde o usuário está clicando para cumpri-la. Exemplo: Onde você clicaria para pedir um orçamento? O seu teste será submetido a diversos usuários e a ferramenta coletará os resultados. Você pode se surpreender com as ações realizadas e descobrir comportamentos que nunca imaginou serem possíveis.

 

2 – Cinco segundos – Esse é o tempo que o usuário irá olhar para a imagem apresentada e, depois, descrever suas primeiras impressões. Você pode, por exemplo, colocar um print da home do seu site e pedir para que as pessoas digam, depois de cinco segundos, qual o negócio da sua empresa. É uma boa forma de ver se o seu site está com uma comunicação adequada.

 

3 – Teste de navegação – Descubra como os visitantes navegam pelo seu site até concluir uma ação específica. Você pode definir essa ação, carregar as telas do site e verificar onde as pessoas estão clicando para alcançar o objetivo final que você definiu.

 

4 – Teste de preferência – Logos, textos, títulos, cores, ícones e layouts. Tudo pode passar pelo teste de preferência para avaliar qual opção é mais popular entre os usuários. Você pode perguntar, por exemplo, “em qual dos dois links você clicaria para saber mais informações sobre a palestra?”; ou: “qual logomarca é mais moderna?”; e assim por diante.

 

5 – Teste de perguntas – Basicamente consiste em apresentar uma imagem, fazer uma pergunta sobre ela e esperar as respostas livres dos usuários.

 

A plataforma possui uma versão gratuita que permite que você monte os testes e obtenha o link para enviá-lo a sua lista de contatos. Para que a própria ferramenta faça essa divulgação e apenas apresente os resultados é preciso fazer upgrade para a versão paga.

 

Optimizely

 

Ainda na linha dos testes, o Optimizely tem a proposta de auxiliar as empresas a melhorarem a experiência dos usuários com suas plataformas online, seja ela o site ou o aplicativo.

 

O foco aqui é permitir que as empresas façam testes A/B de forma rápida e simples para públicos diferentes e com métricas em tempo real.

 

Você poderá descobrir qual título, imagem, cores e até posicionamento dos elementos da página engajam mais a audiência ou geram mais conversões.

A plataforma tem uma série de outras funcionalidades e o mais legal é que você só paga pelo que usa.

 

Hotjar

 

Como os visitantes estão interagindo com o conteúdo do seu site? Assim como o Hotjar, várias outras ferramentas estão disponíveis para que você descubra como os usuários navegam pelo seu site. Entre eles: Inspectlet, Luck Orange e Crazy Egg.

 

Nessas plataformas, é possível ver as áreas mais clicadas pelos visitantes (por meio de um mapa de calor) e até a filmagem de todo o percurso realizado por ele enquanto esteve na sua página.

 

 

A intenção aqui é entender o comportamento dos visitantes e as ações que executam em cada uma das páginas. Os resultados podem mostrar deficiências que passaram despercebidas e que, solucionadas, podem garantir uma experiência de navegação mais agradável.

Você pode fazer testes gratuitos durante 15 dias. Depois do tempo de trial, pode escolher a quantidade de páginas das quais quer coletar dados periódicos. O valor parte de US$ 89 para sites que têm até 20 mil pageviews por dia.

 

Import.io

 

Quais conteúdos seu concorrente está produzindo? Ou: qual preço está praticando para determinados produtos?

Quem não quer saber cada passo que os concorrentes está dando, não é mesmo? Com o Import.IO, qualquer empresa pode ter acesso aos dados dos concorrentes em tempo real em uma tabela de Excel.

A ferramenta “stalkeia” até 1000 páginas de uma única vez. Basta você dizer o que quer saber das URLs que informar. Até imagens e arquivos podem ser extraídos de outros sites sem qualquer esforço. Essa extração de dados pode ser, inclusive, agendada para que você sempre tenha relatórios atualizados das últimas ações dos concorrentes.

Também disponibiliza trial gratuito, mas finalizado o tempo de teste, esteja preparado para desembolsar, no mínimo, US$ 299 em uma assinatura mensal.

 

 

 

BuzzSumo

 

Qual o conteúdo de marketing digital mais compartilhado nas redes sociais? E quais são os principais influenciadores do tema no Brasil e no mundo? E sobre marketing de conteúdo?

Todas essas respostas estão no Buzzsumo. A plataforma permite que você selecione diversas variáveis para obter as respostas mais alinhadas com seu interesse. A grande vantagem desses relatórios é saber exatamente os conteúdos que estão engajando mais a audiência e estão funcionando.

Também ajuda a identificar possíveis parceiros para ações de co-marketing, por exemplo. Você pode fazer alguns testes gratuitos para entender melhor como a plataforma funcionar, mas para ter dados mais aprofundados e conseguir fazer diversas pesquisas, só pagando.

A ferramenta pode ser testada assim que você entrar no site, sem a necessidade de login ou senha. Diariamente é possível fazer algumas consultas, mas para ir além, é solicitada a assinatura de um plano que parte de US$ 79 ao mês.

 

 

A facilidade de acesso às plataformas online é mais um dos motivos pelos quais acreditamos que o marketing digital está revolucionando a forma como as empresas se comunicam. Bom, essa matéria foi só para dar um gostinho do que está disponível no mercado.

 

Fique ligado nas nossas atualizações para saber mais novidades sobre esse universo tecnológico.

 

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