Como escolher o objetivo de campanha no Facebook e Instagram Ads

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Como escolher objetivo no Facebook e Instagram Ads

Como escolher o objetivo de campanha no Facebook e Instagram Ads

Ah! O mundo das Ads nas mídias sociais. Nós aqui na NOISE achamos esse mundo, particularmente, fascinante.

As possibilidades de alcance, direcionamentos e posicionamentos são inúmeras. Tantas são que hoje temos disponíveis centenas de combinações para a criação de um único anúncio. Anúncio esse que será capaz de difundir tua marca ou seu conteúdo gerado para os navegantes desse grande mar do Facebook.

A fim de criar um anúncio otimizado, você precisa trabalhar com variáveis e isso só ocorre dentro de um sistema chamado POWER EDITOR. Esse – que não é um monstro de sete cabeças depois que você o doma – é uma extensão do Chrome para o Facebook, que possibilita a criação e gestão dos anúncios de Face e Insta Ads com o maior número de variáveis possível.

A estrutura básica dos anúncios no Face e Insta Ads é como uma árvore. No topo estão as campanhas, seguidas dos conjuntos de anúncios e por último os anúncios propriamente ditos. Algumas das decisões a serem tomadas em cada etapa são:

CAMPANHA: Objetivo

CONJUNTO DE ANÚNCIOS: Orçamento + Período + Público + Posicionamento

ANÚNCIOS: Texto + Imagem

Assim sendo, a primeira pergunta a ser feita quando você vai criar um anúncio para o Facebook ou para o Instagram é: Qual o objetivo dessa campanha?

Entenda que este deve estar alinhado com as metas comerciais da sua empresa e ele representa o que você deseja que as pessoas façam quando virem seu anúncio. Por exemplo, se você quer que os usuários visitem seu site, você pode escolher esse objetivo e o anúncio criado induzirá as pessoas a fazê-lo.

São três os grupos de objetivos:

1) RECONHECIMENTO: conjunto de objetivos para gerar interesse em seu produto ou serviço

2) CONSIDERAÇÃO: objetivos que farão as pessoas verem sua marca e buscarem mais informações a respeito.

3) CONVERSÃO: objetivos que incentivam os usuários a se interessar por seus produtos ou serviços.

Em cada grupo, dois ou mais objetivos nos auxiliam na criação de campanhas otimizadas, totalizando doze objetivos diferentes. Cada um possui um formato próprio quando exibido para o usuário final.

 

Quer entender cada um deles? Aí vai o detalhamento:

RECONHECIMENTO:

1) Reconhecimento de marca:

Com esse objetivo, você alcançará usuários com a maior probabilidade de se identificarem com seu produto ou serviço, tanto no Facebook quanto no Instagram.

2) Alcance

Utilizado quando sua marca tem o objetivo de exibir o anúncio para o maior número de pessoas possível dentro do seu público-alvo. Neste caso, você pode enviar o anúncio para o Facebook e/ou para o Instagram.

Como escolher objetivo no Facebook e Instagram Ads

 

CONSIDERAÇÃO:

3) Tráfego

Com esse objetivo, é possível aumentar o fluxo de pessoas no seu site ou aumentar o envolvimento delas em um aplicativo móvel.

Ele também está disponível em outras plataformas. Além do Facebook e do Instagram, você pode exibir um anúncio desde objetivo na Audience Network e/ou no Messenger.

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4) Instalação do Aplicativo

Se você possui um aplicativo móvel, você pode enviar as pessoas diretamente a uma loja na qual elas possam baixá-lo.

Neste caso, o anúncio não pode ser exibido no Instagram, apenas no Facebook, na Audience Network e no Messenger.

5) Visualizações do vídeo

Com este objetivo, você pode fazer com que mais pessoas assistam ao seu vídeo no Facebook, Instagram ou Audience Network, seja ele institucional, de bastidor ou até depoimento.

6) Geração de Cadastros

Se seu objetivo for coletar informações acerca de seu público, essa é a opção que você deve escolher. Nele é possível criar um formulário para captação de nome, email, e outras informações que você deseje. Lembre-se que, nesse caso, o usuário vai esperar uma troca por seus dados, seja ela um desconto, um brinde, etc.

Este está disponível apenas para o Facebook e para o Instagram.

Como escolher objetivo no Facebook e Instagram Ads

7) Envolvimento com a publicação

Este é o mais comum dos objetivos. Espera-se que as pessoas atingidas por estes anúncios curtam, compartilhem e/ou comentem a sua postagem, tanto no Facebook quanto no Instagram.

8) Curtidas na Página

Este é um dos únicos que funcionam em apenas uma única plataforma, o Facebook. A intenção neste, é aumento da base de fãs na fanpage da empresa.

Como escolher objetivo no Facebook e Instagram Ads

9) Participação no evento

Se sua empresa ou marca criar um evento no Facebook, além de convidar as pessoas a participarem dele, você pode aumentar o alcance da informação criando um anúncio com esse objetivo.

CONVERSÃO:

10) Conversões

Induza as pessoas a fazerem algo específico no teu site ou app, por exemplo, se cadastrar em uma promoção, ou visualizar um vídeo específico. Para medir os resultados desse objetivo, você precisará instalar o Pixel do Facebook ou eventos do aplicativo.

Neste você pode usar as quatro plataformas disponíveis para difundir teu anúncio: Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger.

11) Vendas do catálogo de produtos

Aumente o alcance do catálogo de produtos para o seu público-alvo. Você pode usar tanto o Facebook quanto o Instagram e a Audience Network para exibir esses anúncios.

12) Visitas à loja

Para casos em que seus clientes estão, em sua grande maioria, nas redondezas do seu negócio. Ele exibe seu anúncio em um raio que parte da localização da sua empresa.

Este é outro objetivo que apenas utiliza a plataforma do Facebook como base para exibição dos anúncios.

Hoje temos a possibilidade de escolher entre DOZE objetivos diferentes. Entendam que o Facebook é um sistema em constante evolução e as mudanças são constantes. Se hoje são doze, amanhã podem ser 10 ou 25. O ideal é verificar constantemente as atualizações de sistema deles.

Depois de definir o objetivo, será hora de decidir parâmetros de orçamento. Já falamos um pouco sobre isso no post: Performance digital: quanto investir em Facebook e Insta Ads.

Por fim, o objetivo ideal para a sua campanha, como falado anteriormente, deve estar sempre alinhado às metas comerciais e estratégicas da empresa. Mantendo-os em sintonia, você terá mais chance de sucesso em suas campanhas nas mídias sociais.

Ficou com alguma dúvida? Comente aqui, que NOISE responde.

 

 

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