O design digital

Agência Noise > blog noise  > design  > O design digital

O design digital

Independente do tipo, o design sempre foi uma parte muito importante das estratégias de venda.

 

Antes de qualquer informação sobre o assunto, no entanto, é necessário esclarecer dois pontos básicos que podem ser muito confusos. Primeiro: a diferença entre as palavras DESIGN e DESIGNER. Não é incomum vermos esses dois termos sendo usados de forma incorreta, mas a resposta é bem simples: DESIGN diz respeito ao trabalho, DESIGNER ao profissional. Traduzindo para o português Design seria “desenho” e designer seria “desenhista”, portanto dizemos que o DESIGN de um carro é feito por um DESIGNER, por exemplo.

 

Outro ponto a ser esclarecido é a questão das áreas que o design abrange. Ele está presente em tudo. O carro que você anda foi desenhado por um designer, a embalagem do perfume que você usa, também – da caixa ao frasco. O design de interiores é o profissional que trabalha pra deixar determinado lugar agradável visualmente. E, no meio desse universo, está o designer gráfico. Esse é o profissional responsável pela criação das marcas, dos materiais publicitários, dos materiais de apresentação, entre centenas de outras coisas.

 

Com a era digital esse ramo do design, como todo o resto, saiu um pouco do universo off line e descobriu os desafios do mundo on. E eis que surge uma nova área do design: o design digital.

 

Os conceitos do universo digital mudaram muito ao longo dos últimos anos. Como eram os sites na década de 90? Todos seguiam os mesmos padrões, clicava-se em um link, era levado para uma nova janela e etc. Não é que esse tipo de site não funcionava, tanto que alguns funcionam assim até hoje e atendem bem o seu público, mas o mercado foi – de forma geral – percebendo uma necessidade diferente.

 

Os aplicativos surgiram, as redes sociais cresceram em uma velocidade absurda, os vídeos ganharam um espaço enorme no dia a dia das pessoas. O design precisa se adaptar a essas mudanças e começar a se preocupar com conceitos como a experiência do usuário e a navegabilidade dentro de um ambiente digital. Garantir que o cliente tenha uma visita agradável à determinado ambiente, seja ele qual for – site, app, landing page – que encontre tudo que busca e que tenha todas as respostas que deseja é o motivo principal de se existir design digital.

 

Um cliente que tem uma experiência ruim não volta mais e, dentro da internet, uma vez que não há o contato cara a cara para mudar uma impressão negativa é necessário planejar e construir certo desde o princípio. Por isso, quem está pensando em começar um negócio online ou em digitalizar o que possui não deve se esquecer da importância do papel do designer nesse ciclo. O direcionamento correto leva qualquer projeto muito mais longe.

 

 

 

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website