Entenda a diferença entre UX e UI

Agência Noise > blog noise  > Entenda a diferença entre UX e UI

Entenda a diferença entre UX e UI

É comum que os termos Experiência do Usuário e Interface do Usuário sejam confundidos e até tomados como sinônimos. Porém, é importante entender a distinção entre eles, assim como suas funções e finalidades. Para que fique claro e não existam mais confusões entre os termos, explicamos cada um deles e destrinchamos a diferença entre UX e UI, confira:

 

O que é User Experience – UX?

A Experiência do Usuário em um site, aplicativo ou software vai muito além do visual, ela compreende diversos mecanismos idealizados para promover uma interação bem sucedida com o usuário. Na prática, o objetivo da UX é deixar o usuário feliz ao interagir com ele, esse felicidade é a forma de dizer que precisa conseguir realizar todos as ações necessárias de forma fácil, simples e intuitiva.

 

A Experiência do Usuário se divide em três pilares:

  • Velocidade. É o tempo de resposta do produto digital, páginas dinâmicas e de rápida resposta são imprescindíveis, além de ajudarem no SEO da página.
  • Mobile. Ter uma versão mobile é requisito indispensável na UX, isso porque, boa parte dos acessos são realizado a partir de dispositivos móveis.
  • Design. Por fim, o visual da página, com aparência amigável e de fácil entendimento, que nos leva ao ponto principal deste texto, ou seja, a diferença entre UX e UI.

 

E User Interface – UI?

Agora que já falamos sobre a Experiência do Usuário, entender a UI será mais fácil, isso porque, ela é o último pontos dos três pilares da UX. A Interface do Usuário – UI – compreende a parte visual de sites, aplicativos e sistemas digitais, como softwares e plataformas. Ou seja, é tudo aquilo que você vê ao acessar um desses produtos. Cabe a UI executar de forma precisa e clara tudo o que foi planejado na fase da UX, traduzindo visualmente por meio do design.

 

Desta forma, ela irá levar o usuário pelos caminhos projetados previamente, projetando uma interface bonita e que ao mesmo tempo envolva todos os pontos necessários da experiência do usuário. Na prática, a UI envolve toda a parte de criação de layouts, com textos, imagens, chamadas para ação e outros elementos gráficos.

 

Então, qual a diferença entre UX e UI?

De forma simplificada, UI é uma das ferramentas utilizadas para entregar a boa experiência ao usuário, ela é a parte tangível de um projeto, onde você constrói visualmente o site ou qualquer outra plataforma. Já o UX é a parte intangível, responsável por identificar os pontos que fazem parte de uma boa experiência do usuário com o produto.

 

Desta forma, UX e UI podem ser entendidas como complementos na implantação da experiência em determinado site. Assim, a diferença entre a Experiência do Usuário e a Interface do usuário é basicamente o que é função do UI representar o que o UX arquitetou.

 

Agora que você já entendeu a diferença entre UX e UI, é possível atribuir não só as funções a cada um deles, mas também entender melhor os motivos pelos quais é imprescindível investir em ambos, de maneira complementar, para promover a melhor interação possível do usuário com seu site, aplicativo ou software.

 

Gostou do conteúdo? Então confira como aproveitar todo o potencial de marketing digital, listamos 5 ferramentas que sua empresa deve conhecer, confira.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website