A importância de um bom conteúdo

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A importância de um bom conteúdo

Foi-se o tempo em que o consumidor sentava na frente da TV pronto pra ouvir qualquer coisa que um bom (ou não tão bom assim) comercial queria lhe dizer. O digital chegou assolando qualquer prática ditatorial e democratizou a informação.

 

Hoje a ordem se inverteu: não é a marca que vende, é o consumidor quem compra. A decisão parte somente dele e seu processo de escolha de marca é muito mais livre do que jamais foi. É nesse cenário que o marketing de conteúdo ganha força, vivendo o dia a dia do consumidor, fornecendo a ele todas as informações pertinentes e se aproximando cada vez mais do seu coração pra que na hora da decisão de compra a marca esteja fresca em sua memória.

 

A representatividade da concorrência de mercado nunca foi tão ferrenha, mas ao mesmo tempo hoje há uma gama muito grande de caminhos para destacar-se. Quando se trabalha o conteúdo da maneira correta ocorre uma aproximação do cliente final com a sua marca e, ao mesmo tempo, trabalha-se os leads – clientes efetivamente interessados na sua oferta. Um cliente bem atendido e bem informado se torna um porta voz da sua empresa e um defensor das suas ideias.

 

À nível mais técnico ainda podemos citar seu rankeamento dentro das pesquisas do Google. Um conteúdo relevante possui uma visibilidade muito maior, colocando seu site entre os principais resultados, na primeira página da pesquisa. Essa é uma vantagem altamente válida: quantas pessoas você conhece que realmente chegam até a segunda ou terceira página de resultados do Google?

 

Imagine a seguinte cena: você e sua família estão planejando uma viagem para Bali. Precisam saber quais as melhores opções de voo, a melhor época para viajar, o que levar na bagagem, etc. Seu primeiro impulso muito provavelmente é fazer uma busca na internet, certo? Digamos que entre as opções de blogs que irão aparecer você encontre uma matéria interessante de uma marca de malas explicando como montar sua bagagem em 5 passos simples. É muito provável que você clique no link e navegue um pouco mais coletando todas as informações que julgar pertinente. Logo abaixo da matéria informando sobre a montagem da mala, você encontra um segundo conteúdo abrangendo os tamanhos de mala de mão permitidos em determinados tipos de voos. Clica ali, se informa e continua adiante. Não é necessário que haja uma propaganda tradicional gritante dizendo que você deveria adquirir uma mala daquela marca, porém é muito possível que, sendo essa a empresa a oferecer as respostas que você buscava, seja também a escolhida para a nova aquisição.

 

O marketing de conteúdo, quando bem estruturado, oferece uma assertividade muito maior do que qualquer outra prática de divulgação. Isso acontece porque estabelece uma relação de confiança com o consumidor na medida em que oferece respostas para suas dores. Funciona como uma moeda de troca entre informação e credibilidade. Conhecer o seu cliente e entender suas demandas é crucial pra que sua estratégia funcione bem – um bom conteúdo é aquele que cumpre seu papel sendo relevante e informativo.

 

 

 

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