A importância da experiência do usuário

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A importância da experiência do usuário

Você já se deparou com algum aplicativo ou site em que não encontrou o que buscava? Ou até encontrou, mas só depois de muita procura e se perguntou como alguém conseguiu pensar em um caminho tão difícil para chegar onde você precisava? A resposta para esse problema pode estar na falta de algo pensado no usuário, na Experiência do Usuário (UX, na sigla em inglês).

 

No caso da internet, por exemplo, um site bem estruturado, desenhado e escrito de uma forma que converse com o usuário, a fim de mostrar o caminho e funcionalidades de forma fluída e intuitiva, tem mais chance de sucesso para concretizar uma venda ou conversão.

 

As páginas não pensadas nos usuários podem gerar problemas não aparentes aos responsáveis pelo seu desenvolvimento. O que parece óbvio para quem criou o site, pode representar o contrário para quem realiza uma busca interminável por um produto, formas de contato ou SAQ. Isso representa no final a desistência e a busca por outra empresa, talvez até mesmo pela concorrência.

 

Como melhorar a Experiência do Usuário?

 

Para aprimorar a experiência do usuário devemos, basicamente, eliminar todos os problemas do caminho. Ao desenvolver um produto, seja ele qual for, primeiro se coloque no lugar de quem irá utilizá-lo, mas não pense que todos são como você. Teste essa criação com diferentes pessoas, seus diferentes públicos e veja se a mensagem que quer passar condiz com o que está apresentado e entendido.

 

Funcionalidades

 

Algumas funcionalidades podem ser acrescentadas à um produto web com o objetivo de auxiliar o usuário. Microinterações, por exemplo, que podem ser feitas por meio de perguntas e repostas com um chatbot inteligente, otimizam o tempo de buscas em um site ou aplicativo. Utilizar botões interativos, explicações passo a passo e substituir textos por imagens ou gráficos também são possibilidades a serem consideradas.

 

Responsividade

 

Ter um site responsivo já deveria ser uma obrigação para as empresas de todos os segmentos, porém mesmo que grande parte já esteja inserida nessa realidade, há quem caminhe contra a maré. Desde 2014, segundo o Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), os smartphones são o principal canal de acesso dos brasileiros à internet. Por isso, é necessário que o usuário tenha a mesma experiência (e se possível até melhor) ao utilizar um celular para acessar seu site.

 

Além da página estar graficamente preparada para dispositivos móveis, é necessário que o site seja rápido – afinal, nesses tempos modernos, qualquer segundo a mais no carregamento já é motivo para você desistir do que queria e buscar em outro lugar, não é verdade?

 

Sucesso

 

A importância de uma boa experiência do usuário está ligada a conclusão dos objetivos que temos para nosso produto web. Uma vez que seu site ou aplicativo já esteja desenvolvido e no ar, é necessário realizar uma análise periódica de erros, monitorar estatísticas e conversões, para assim verificar o que funciona e o que não. No ambiente online a possibilidade de realizar mudanças é mais fácil e também mais necessária que em outros meios.

 

Para saber mais sobre a experiência do usuário, leia aqui cinco boas práticas que sua empresa não pode ignorar. Para acompanhar mais novidades sobre o assunto, siga também nossa página no Facebook.

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