Mindset de crescimento – o que você precisa saber para evoluir em seu negócio

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Mindset de crescimento – o que você precisa saber para evoluir em seu negócio

A mentalidade com que um gestor lida com seu negócio influencia diretamente os resultados de uma empresa, seja a curto, médio ou a longo prazo. O chamado mindset de crescimento é um conceito no qual há a crença de que sempre temos o que aprender, trabalhando com uma inteligência dinâmica para superar desafios e evoluir. E como encaixar essa ideia no novo modelo industrial que vem se consolidando no mercado?

 

Conheça diferentes tipos de mentalidade e como elas podem impactar no desenvolvimento profissional ou de um negócio.

 

Mindset fixo

 

Carol Dweck, psicóloga americana e autora da obra “Mindset: The New Psychology of Success” (encontrado no Brasil como “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”), explica que a mentalidade fixa corresponde a uma teoria de inteligência estática, na qual talento sobrepõe o conhecimento, que não seria expansível .

 

Segundo essa teoria, a falha e o fracasso são sinais de que uma pessoa ou algo está errado, ou definitivamente não dará certo. Por outro lado, o resultado positivo e imediato é a prova de sucesso e talento. Por isso, pessoas com essa mentalidade tendem a não arriscar, são menos propensas aceitar mudanças ou novidades em suas rotinas.

 

Mindset de crescimento

 

O mindset de crescimento, por sua vez, estabelece que a inteligência é uma habilidade que pode ser mais ou menos desenvolvida, dependendo do esforço e concentração dispensados por cada um. A falha e o fracasso, ao contrário da mentalidade fixa, são interpretados como processos naturais da aprendizagem.

 

Uma pessoa que tem a mentalidade de crescimento predominante, tende a ser mais esforçada e não está presa a resultados ou padrões, usando de sua habilidade para resolver desafios diários. De acordo com essa teoria, profissionais com esse mindset são mais resilientes e perseverantes.

 

Mindset e Indústria 4.0

 

A revolução proposta pelas tecnologias da Indústria 4.0 exige que companhias adotem uma cultura digital em seus processos, superando o que pessoas com um mindset fixo predominante podem considerar como suficiente. Esse tipo de mentalidade pode, por exemplo, acreditar que a forma com que nos comunicamos, gerimos, produzimos e negociamos se basta, sem a necessidade de grandes mudanças.

 

A capacidade de arriscar é uma das características-chave para pessoas com uma mentalidade de crescimento – o que vem de encontro com um mindset digital, ou de aculturação digital. A migração para novas tecnologias não é um risco, mas uma tendência que empresas líderes e que estão na vanguarda são as primeiras a adotar. A novidade, porém, representa um risco para quem ainda percebe no mercado uma adoção gradual de soluções como Big Data, Internet das Coisas e até aspectos mais “simples”, como migrar dados de um negócio do ambiente físico para a nuvem.

 

Escolhas e efeitos

 

Ao contrário do que pode sugerir quem está mais propenso a um mindset fixo, não nascemos ou vivemos com uma única dessas mentalidades. É possível desenvolver e estimular um mindset de crescimento. Carol Dweck, por exemplo, aponta para a influência dos pais na criação de seus filhos para o tipo de mentalidade que terão mais preponderante em suas vidas.

 

Ter um mindset fixo como profissional ou gestor pode definir tanto os caminhos de uma carreira, quanto os de uma empresa. O mundo já mostra exemplos consolidados de que a migração para o universo digital é uma tendência seja na mobilidade urbana, com aplicativos como Uber, Cabify e 99 Pop contra os táxis (que hoje várias corporativas já adotaram aplicativos próprios), de entretenimento com Netflix versus TV por assinatura e, certamente, num futuro não distante, o marketing digital x marketing tradicional.

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