O que é marketing de conteúdo?

Agência Noise > blog noise  > O que é marketing de conteúdo?

O que é marketing de conteúdo?

O conceito do Marketing de Conteúdo não é uma coisa recente e vem sendo aplicado há vários anos por empresas de segmentos diferentes e nada mais é do que passar uma informação relevante ao seu cliente.

 

É uma maneira de vender a sua empresa e seu negócio em um formato diferente – fugindo dos conceitos tradicionais da propaganda. O conteúdo vem ganhando um espaço muito grande dentro do universo do marketing digital. O mercado entendeu, por fim, que a melhor maneira de se chegar até o coração do consumidor é munindo-o de informações que ele tenha interesse. Não adianta bradar aos quatro ventos as vantagens de um produto se o consumidor não sabe nem ao menos que precisa dele para alguma coisa.

 

Pensando nisso, o marketing de conteúdo baseia-se nas etapas de atração do cliente, interesse, desejo e ação – nessa ordem – para uma venda efetiva. Em cada uma dessas etapas são produzidos conteúdos que entreguem valor ao cliente e que sejam efetivamente importantes. A etapa da atração é o chamariz, o interesse vem logo em seguida, inserindo o cliente um pouco mais profundamente no negócio. O desejo é quase a etapa final quando o consumidor está preparado para ouvir uma proposta. A ação, por fim, é quando a venda efetiva acontece.

 

Neil Patel – um dos maiores nomes do Marketing Digital Mundial atualmente – compara o marketing de conteúdo com um namoro. Ele questiona o seguinte: Imagine que alguém entre em um bar e veja uma outra pessoa que lhe interessa. Caso se aproxime e a peça essa pessoa em casamento, qual possivelmente será a resposta? Agora… e se ao invés de a pedir em casamento ocorresse primeiro uma troca uma ideias e aos poucos o convite para um drink? As chances não aumentaram significativamente? O mesmo funciona para o marketing de conteúdo! A ideia deste conceito é atrair o cliente aos poucos antes de sair pedindo a ele que compre um produto que possivelmente ele nunca ouviu falar.

 

É importante lembrar que conteúdo não se trata só de texto escrito, podendo ser também um evento, uma música, um vídeo, um game, etc. O que o caracteriza um conteúdo como tal é o fato de ser passado como uma informação relevante ao seu público e é justamente nesse momento – o de passar o conteúdo adiante – que a internet ganha um espaço enorme, democratizando a distribuição. Ficou muito mais fácil para a informação chegar até o cliente.

 

O marketing de conteúdo é uma ferramenta fortíssima de divulgação que deve ser explorado em todas as suas formas. Inclusive, nesse post relacionamos os 5 motivos pelos quais ele deve ser escolhido no lugar do marketing tradicional.

 

 

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website