Os componentes do logotipo

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Os componentes do logotipo

Quem não reconhece o logotipo da Nike que jogue a primeira pedra!

 

Constantes na vida de qualquer pessoa os logotipos representam uma parte muito significante da identidade visual das empresas. Eles são o elemento de identificação mais rápido que os consumidores possuem e, em alguns casos, possuem o poder de potencializar as memórias que envolvam a empresa.

 

Dica: Aqui – aproveitando que estamos falando de logo – vale uma orientação. Quantas vezes você já ouviu alguém usar o termo “logomarca”? Você sabia que, apesar de muito utilizado, esse termo é equivocado? “Logo” é uma palavra que vem do latim e que significa “marca” e, por isso, quando utilizadas juntas para compor o termo “logomarca” o significado fica redundante, querendo dizer “marca marca”. As terminologias corretas a serem utilizadas são: Logo, logotipo ou marca. 😉

 

O processo de design da marca é meticuloso e precisa ser muito bem estudado para que transmita a mensagem que a empresa deseja. Existem alguns componentes que fazem parte desse processo e que, quando em harmonia, entregam um resultado satisfatório. São eles: cor, fonte e símbolo.

 

COR

 

Aqui no blog já falamos sobre as cores e os seus significados. Entendendo quão significativa uma cor pode ser dá pra começar a imaginar o processo que o designer enfrenta para selecionar os melhores tons para seus projetos. Não é incomum encontrarmos logos com cores muito próximas quando se trata do mesmo meio de atividade: vermelho e amarelo para alimentação, verde ou roxo para saúde, azul escuro para empresas de seguro e aí por diante. Isso acontece, justamente, pela carga de sentido que as cores trazem consigo, transmitindo sensações conscientes e inconscientes. Misturar muitas cores em um logo pode conferir um tom de infantilidade, enquanto aplicar uma tonalidade metálica (como o dourado, prata ou cobre) posiciona e elitiza um conceito.

 

É importante ainda se lembrar de que a marca que está sendo criada será aplicada em diferentes materiais podendo ser impressa e/ou exposta digitalmente em displays diferentes – o que pode causar uma grande distorção das cores. O designer precisa conhecer muito bem a escala RGB (utilizada para meios digitais) e CMYK (para meios impressos) para evitar essas alterações.

 

Fique atento à esse fato pois muitas vezes a cor que o designer idealiza para uma marca tendo como parâmetro a tela do seu computador não será reproduzida fielmente em outros meios. Voltando aos tons metálicos, por exemplo, imagine quão difícil é reproduzir a tonalidade dourada em um uniforme! Escolher as cores certas para a marca é um desafio que merece atenção.

 

Tabela de informações sobre as cores no logotipo

Tabela de informações sobre as cores no logotipo

 

FONTE

 

Você já ouviu falar do termo “tipografia”? De acordo com a Wikipedia “o termo vem do grego (typos — ‘forma’ — e graphein — ‘escrita’) e é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente.” Basicamente é a arte de brincar com as letras criando o que comumente conhecemos como fontes.

 

As fontes possuem um papel tão importante a desempenhar na construção de uma marca que, por muitas vezes, transformam o símbolo em um elemento desnecessário. À essas marcas damos o nome de tipográficas e alguns exemplos são: Coca-Cola, Dior e Google.

 

Para selecionar a fonte perfeita para seu projeto o designer tem 2 caminhos, podendo encontrar opções gratuitas ou pagas (conferindo ao trabalho um tom de exclusividade maior) para download em diversos sites ou partindo para o desenho de uma fonte inteiramente nova que levará sua assinatura. Aqui vale o lembrete de que existem profissionais que direcionaram seus talentos totalmente para a elaboração de novas tipografias não sendo algo comum a todos os designers.

 

Assim como as cores, as fontes também possuem suas nuances e conferem mensagens próprias ao logotipo. Quando aplicadas as fontes com serifa (pequenas “perninhas” ao pé das letras) a tendência é de manter um caráter mais tradicionalista à marca, enquanto quando aplicadas sem serifa trazem um ar de modernidade. Pode parecer que não, mas o seu cérebro capta todas essas mensagens mesmo que de forma sutil.

Informações sobre tipografia

Tipografia

 

SÍMBOLO

 

Para muitos o símbolo de um logo é indispensável – sem símbolo, sem marca. Grande parte da decisão de incluir um símbolo ou não parte de gosto pessoal. Não há uma regra que obrigue o designer a usar a simbologia para construir uma identidade visual. Não dá pra negar, no entanto, que ela pode ser muito importante.

 

O símbolo visa concentrar em uma única imagem a mensagem direta que casa com os conceitos apresentados pela empresa e até pelo nome escolhido. Nesse caso o designer tenta encontrar em meio ao seu repertório aquele clique especial, aquela sacada que unirá de forma harmônica a mensagem que deve ser passada com o equilíbrio visual.

 

Quem pode se esquecer do famoso caso do logo do Carrefour? Qual foi o tamanho da sua decepção quando descobriu que o símbolo se tratava de um C dentro de um losango com as cores da bandeira francesa e não de um rosto feliz?

 

A logo leva as cores da bandeira francesa pois a primeira loja do Carrefour foi inaugurada em um cruzamento (ou "carrefour" em francês) na cidade de Annecy em 1960.

A logo leva as cores da bandeira francesa pois a primeira loja do Carrefour foi inaugurada em um cruzamento (ou “carrefour” em francês) na cidade de Annecy em 1960.

 

A simbologia vem a acrescentar à marca de forma a deixá-la mais forte e mais identificável, facilitando a compreensão do consumidor (você há de concordar que encontrar alguém que desconheça o símbolo da Nike é tarefa complexa) e permitindo uma grande gama de aplicações. Talvez adicionar a palavra “Facebook” a um cartão de visita seja complicado porém se você utiliza o famoso “f” dentro de um quadrado, a mensagem será passada de forma correta. Missão cumprida!

 

Símbolos e logotipos

Logotipos símbolos

 

Você tem uma marca preferida? Conta pra gente!

 

 

 

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