Qual a importância de um bom roteiro de vídeo?

Agência Noise > blog noise  > Qual a importância de um bom roteiro de vídeo?
roteiro vídeos marketing digital

Qual a importância de um bom roteiro de vídeo?

De acordo com uma pesquisa feita pela Social@Ogivly, os canais de vídeo da internet recebem mais de um bilhão de usuários únicos todos os meses. E eles assistem a mais de 6 bilhões de horas de vídeo em incríveis 30 dias. Como diz minha mãe: contra fatos não há argumentos. É o momento de investir na produção de vídeos de qualidade como geração de conteúd0 e conquistar seu espaço na web.

 

“As mídias sociais (Facebook, o WhatsApp e o Youtube, por exemplo) abriram as portas para quem trabalha com audiovisual porque oferece às pessoas informações rápidas e precisas. Campanhas bem elaboradas conseguem se propagar muito rápido e viralizam independentemente da sua origem. Encontramos todo tipo de público online, então não é difícil atingir aquelas pessoas que você tem interesse. É claro que tudo depende, também, de uma boa roteirização” diz Leonardo Tanabe, da produtora NTV Cine Vídeo.

 

A roteirização de fato é uma parte imprescindível no processo da criação de um vídeo. O que engaja o público? Quais os pontos mais importantes do tema que será abordado? Quanto tempo de duração é ideal? Qual será o custo de produção? Todas essas questões devem ser respondidas pelo roteiro e levadas em consideração para alcançar o resultado final desejado.

 

O roteirista deve se atentar primeiramente às características do público que deseja atingir. Isso porque não importa o quão atraente seja o vídeo visualmente, se a história contada não encanta ou não interessa o vídeo não será visto até o fim.

COMO FAZER UM BOM ROTEIRO?

 

Alguns dos fatores que devem ser levados em conta para a produção de um bom roteiro são:

 

Tempo de vídeo: Passar a mensagem desejada de forma direta, sem enrolar o público ou inflar informações desnecessárias. Quanto mais rápido o alvo encontrar a resposta para o que busca, mais sucesso seu vídeo terá.

 

Encantamento nos primeiros segundos: Quem nunca sofreu tentando pular as propagandas que aparecem em meio aos vídeos do Youtube? Prender o público nos primeiros segundos do roteiro é uma tarefa árdua, mas que compensa. Tente pensar naquela informação mais relevante ou naquele argumento de venda que fará mais sentido pra quem está assistindo e aposte nessas ideias.

Constância de músicas: De acordo com pesquisas recentes, vídeos que possuem músicas têm uma taxa de aceitação 25% maior.

 

Outro fator importante no audiovisual que está 100% ligado ao roteiro e à sua proposta é o orçamento de produção. “O orçamento é a principal dúvida dos clientes e é difícil darmos uma estimativa de preço pois isso varia muito de produção para produção. Quando o roteiro está em mãos, conseguimos orçar tudo que será preciso para produção como: atores, modelos, locações, despesas de viagem e etc… Nesse momento o cliente tem o custo exato do investimento necessário”, observa Leonardo.

 

Uma pesquisa da Cisco diz que, em 2020, 82% de todo tráfego da internet será gerado por vídeos. Acho que esse é o momento de você começar a pensar no roteiro mais indicado para sua empresa, né? Se ficar difícil, não se preocupe, estamos aqui para ajudar. 😉

 

 

 

 

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website