Performance digital: quanto investir em Facebook e Insta Ads?

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Performance digital: quanto investir em Facebook e Insta Ads?

Vamos partir do princípio que sua empresa está nas redes sociais, possui um site funcional e explicativo e gera conteúdos relevantes em todos os seus canais.

Mas aí você não está obtendo o envolvimento esperado em nenhum deles, os objetivos de vendas oriundos desses canais não estão sendo atingidos e Sua base de fãs não cresce. Como agir?

 

Temos que aceitar o fato de que todos os canais de distribuição de conteúdo online têm um alcance – gratuito – limitado. Ou seja, se sua empresa não investir em ads dentro desses canais, seus conteúdos não vão atingir um público satisfatório.

 

Quais fatores influenciam no tamanho do meu orçamento para Facebook e Instagram ads?

 

Objetivo da campanha

Tamanho do caixa da minha empresa

Retorno esperado

 

O Objetivo:

 

Antes de definir quanto será investido, você precisa definir qual o objetivo da campanha que você está criando para a sua empresa.

 

Cada objetivo tem uma demanda de investimento diferente.

Por exemplo: Uma campanha de CURTIDAS NA PÁGINA costuma tem um CPA (Custo por Ação) maior que uma campanha que objetiva ENVOLVIMENTO COM A PUBLICAÇÃO e uma ação focada em aumento de ALCANCE tem um CPA ainda menor que o envolvimento.

 

Você também pode querer levar pessoas para o seu site, aumentar o número de visualizações de vídeos e muito mais. No total, são 17 objetivos diferentes de campanhas que podem ser veiculadas no Facebook e alguns deles também valem para o Instagram.

 

Definir o objetivo correto para a sua campanha fará com que haja otimização no seu investimento.

 

O caixa:

 

O segundo fator a ser considerado para a definição de valores investidos é: qual a disponibilidade financeira da sua empresa para investimentos em mídias online?

Considerando que o valor médio de investimento em marketing de uma empresa gira em torno de 10-15% do seu faturamento, qual o valor que seu negócio quer disponibilizar para a divulgação online?

 

Se seu negócio é grande e de alcance nacional, seu valor de investimento será muito diferente de uma pequena empresa no interior do estado de alcance municipal.

 

Exemplo: Uma pequena padaria em uma cidade de 30 mil habitantes, que fatura cerca de R$ 5.000 por mês, reinveste cerca de R$500,00 mensalmente em publicidade. Como é um negócio local, divide seu orçamento entre mídias online e off-line. Se o Facebook for o principal canal online de comunicação com seu público, ela poderia investir cerca de R$250,00 mensais em Face Ads e alcançaria resultados satisfatórios. Mas, se uma empresa de tecnologia, de abrangência nacional, que fatura R$500.000,00/mês, investir esse mesmo valor, não alcançará os objetivos desejados.

 

Então, o valor a ser investido deve corresponder diretamente ao tamanho do seu fluxo de caixa.

 

O retorno esperado:

 

Neste ponto podemos ser muito diretos, pois a regra é clara: quanto mais se investe (corretamente), mais retorno se tem.

 

Se o objetivo for definido corretamente, o público delimitado com proeza e a parte criativa do anúncio estiver de acordo, não tem erro: mais investimento será acompanhado de mais retorno.

 

A sugestão é utilizar o retorno esperado como base de cálculo para a definição de novos investimentos.

 

Exemplo:

Objetivo da campanha: Geração de Leads

Taxa de conversão média Lead x Clientes: 10%

Número de clientes esperados: 100

Número de leads necessários: 1000

Custo esperado por lead: R$ 1,00

VALOR A SER INVESTIDO: R$ R$ 1.000,00

 

Mas não se esqueça: o valor investido deve sempre corresponder à disponibilidade financeira da sua empresa.

 

Como medir meus resultados?

 

Existem alguns índices que podem ser utilizados para mensurar os resultados da sua campanha:

 

Custo por Clique (CPC) = investimento / cliques

Custo por Ação (CPA) = investimento/número de vezes que o objetivo da campanha foi atingido

Retorno sobre Investimento (ROI) = receita obtida na campanha/investimento

 

Não se preocupe.

Comece devagar seus investimentos em Face Ads. Não existe necessidade de iniciar com valores muito altos. Experimente públicos, objetivos, valores, e todas as outras variáveis que essa mídia oferece. Mas a via de regra será sempre a mesma: objetive a otimização de investimentos.

 

 

 

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